É inevitável: com o passar do tempo, é normal que alguns leads da sua lista comecem a esfriar e isso pode acontecer por vários motivos, seja pela falta de interesse ou pela necessidade de uma comunicação mais frequente. Por isso é essencial que você saiba quem são esses leads e como você pode aquecê-las para criar um novo relacionamento.
Pensando nisso, trouxe 5 maneiras de aquecer leads frios para acelerar a jornada do cliente e otimizar esse processo. Mas primeiro, vamos entender o que são leads quentes e frios e como eles podem prejudicar suas vendas.
⚡ O que são leads quentes e frios?
De forma resumida, os leads quentes são os potenciais clientes que mais se interessam pelo conteúdo da sua empresa e que interagem com a marca. Geralmente possuem um perfil ativo e parecem querer fechar negócio com você, seja comprando produtos ou contratando serviços.
Em contrapartida, existem alguns potenciais clientes que se encaixam nos leads frios, ou seja, são aqueles que já se interessaram pela sua empresa (tanto que cederam seus emails, números de telefone, etc), mas no momento não estão engajando com as comunicações, e por isso não parecem propícios a realizar alguma compra.
⚡ Como leads desengajados prejudicam suas vendas?
Ter leads desengajados ou frios significa que uma parte daquelas pessoas que estão registradas no seu mailling, não estão dispostas a fechar negócio a curto prazo. Sendo assim, isso pode atrapalhar a dinâmica das equipes de CRM e vendas que estão investindo energia em ações desnecessárias e ineficazes.
⚡ Erros mais comuns por trás de leads desengajados
Nutrir leads e manter um relacionamento saudável com seus prospects não é uma tarefa fácil, por isso muitas vezes alguns erros podem afastar esses potenciais clientes e esfriar o interesse que eles tinham na sua empresa.
Agora que tal pegar uma caneta e papel para anotar as dicas que vão te ajudar a aquecer esses leads desengajados e otimizar o seu processo de vendas?
Tenha uma equipe especializada em desenvolvimento de vendas
Os SDRs (sigla para Sales Development Representative) são colaboradores que irão entrar em contato com os leads recém chegados para entender quais são suas as expectativas, entrevistando e qualificando o contato que acabou de entrar na sua base.A partir desse relacionamento, será possível perceber quem está mais propenso a fechar negócio, focando sua energia nessas pessoas. Além disso, se você quiser, também será possível adaptar produtos e promoções para conquistar os menos interessados.
Segmente seus públicos para se comunicar
Como dito anteriormente, o estudo do público é uma parte importante na jornada do cliente. Por isso, todas as empresas precisam mapear e segmentar seus leads para entregar a comunicação certa para a pessoa certa. Dependendo do perfil de cada categoria de cliente, seu email terá que focar nas promoções ou nas qualidades do produto/serviço, por exemplo.
Elabore um bom funil de vendas e relacionamento
O funil de vendas é uma estratégia que ajudará você a entender as etapas dos seus prospects. Por exemplo: alguns dos potenciais clientes são recém chegados, logo eles ainda estão na fase de descoberta sobre como funciona o mercado e as disciplinas que fazem parte do seu universo. Por outro lado, há também os leads que já estão cientes de suas necessidades e sabem o que querem comprar/contratar.Para ambos os grupos descritos, será preciso uma comunicação diferente. O primeiro grupo precisa ser contextualizado sobre o segmento da sua empresa, já o segundo grupo quer conhecer as suas soluções e ofertas.
Responda as interações dos leads
Depois de entrar em contato com seus leads, eles podem enviar mensagens para tirar possíveis dúvidas ou entender melhor as suas soluções. Nesse sentido, é essencial que você não se esqueça de respondê-los. Essa é a sua oportunidade de aquecer aquele potencial cliente que voltou a se interessar pelo seu produto.
Saiba se despedir de leads e renovar a sua lista
Mesmo colocando boas estratégias em prática e obtendo resultados com a maior parte de leads, alguns ainda seguirão frios e desinteressados. Sendo assim, você terá que se despedir daqueles que não aqueceram após os seus esforços e ajustes de estratégia.Em paralelo, a sua base precisa ser constantemente atualizada e renovada com contatos promissores e relevantes para o seu negócio. À medida que o tempo for passando, alguns clientes vão indo embora para outros entrarem, e isso é que faz parte do dia a dia.
Agora me diga: o que achou do conteúdo? Você tem problemas com leads frios? Qual a sua tática para superá-los? ⚡💛