Opa! Tudo bem?
Se você já se envolveu em algum momento com marketing, já deve ter se feito a pergunta:
É melhor internalizar o time de marketing ou contratar uma agência?
Bom, para tomar essa decisão a gente precisa lembrar de algumas premissas das duas alternativas
Time de marketing interno
Pontos negativos
É um custo fixo;
Você não consegue simplesmente desligar;
Exige uma camada de treinamento / onboarding;
Tem um ponto de visto muito interno, é mais difícil ter referências.
Pontos positivos
É um asset da empresa. E na dinâmica atual ter isso em mãos é extremamente importante;
Maior velocidade de mudança pela proximidade e contextualização;
Maior alinhamento com a cultura e visão do negócio;
Alinhamento absurdo com a parte de vendas da companhia.
Agência / Terceirização
Pontos negativos
Terceirização do motor de crescimento da companhia;
Compartilhamento de profissionais entre vários projetos;
Maior distanciamento (na maioria dos casos) de vendas;
Dificuldade em passar a visão de longo prazo do negócio.
Pontos positivos
Custo mais baixo se comparado a um time interno (muito por causa do compartilhamento);
Tem profissionais que já estão acostumados com os problemas do seu marketing e podem ter soluções já executados. Resumo: Repertório;
Maior referência do que dá certo dentro do seu segmento e outros segmentos;
Pode desligar a qualquer momento.
Percebe que abrindo assim fica mais fácil?
Adiciono a essa matriz o momento que sua empresa está.
Quanto mais no começo de escala, melhor é terceirizar.
Quanto mais madura em growth a sua empresa, melhor é internalizar pilares.
Por fim, mesmo na internalização, existem inúmeros casos de empresas que utilizam do mecanismo de terceirização para projetos focados. Todos os grandes players fazem isso.
Porém, com uma estrutura interna também :D
Durante minha carreira sempre tive essa dúvida e achei interessante compartilhar aqui na nossa tribo.
Coloca aqui abaixo nos comentários sua visão? Adoraria ver experi ências práticas.